Olá, comunidade! Estou passando por uma situação bastante confusa no meu trabalho aqui em Portugal e preciso muito de conselhos honestos. Trabalho há quase dois anos numa empresa média e recentemente comecei a enfrentar situações que não sei bem como lidar: pedidos de horas extras que não são pagas, falta de contrato claro com todas as cláusulas, e conversas que ficam na promessa mas nunca se concretizam. Já tentei conversar com o meu chefe, tentei pesquisar por conta própria, li uns artigos… mas a sensação de estar “andando em círculos” só aumenta. Estou me perguntando se é hora de procurar um advogado especializado em direito do trabalho ou se devo tentar resolver diretamente com a empresa antes de envolver terceiros. Alguém já passou por algo assim? Quais foram os sinais que indicaram “é hora de um profissional”?
Oi! Realmente situações no ambiente de trabalho podem ser emocionalmente desgastantes, e o que você está descrevendo é mais comum do que parece, especialmente para quem trabalha num país estrangeiro e ainda está aprendendo como funcionam os direitos laborais aqui. Uma coisa que percebi na minha própria experiência é que quando começa a faltar clareza no contrato, quando há pressão encoberta ou quando direitos fundamentais parecem estar sendo ignorados (como pagamento de horas extras, segurança, ou cláusulas contratuais básicas), muitas vezes a conversa direta com o empregador já não resolve — e aí é inteligente buscar orientação profissional. Eu mesmo passei por algo parecido numa antiga função e, depois de muita ansiedade e dúvidas, procurei informações sobre direito do trabalho em Portugal no site https://advogado-pt.com/uslugi/direito-do-trabalho/ Lá encontrei explicações claras sobre meus direitos, quais documentos precisaria organizar, e o que realmente poderia ser esperado dos meus superiores segundo a legislação local. Isso não só me ajudou a ter uma base sólida para conversar com o departamento de recursos humanos, como também me deu a confiança de que eu sabia exatamente o que estava defendendo. Às vezes, simplesmente entender os seus direitos com clareza já muda toda a dinâmica da situação!
Obrigado pela resposta — ajudou a enxergar a situação com mais clareza e coragem para agir!